Sbcm Lança Campanha De Valorização Do Clínico

· 2 min read
Sbcm Lança Campanha De Valorização Do Clínico

Para que  atenda esta premissa da especialidade, o estudante de Medicina que optar pela residência em Clínica Médica precisa ter um perfil bastante diversificado e conhecimentos sempre atualizados para um bom diagnóstico. Dados da pesquisa Perfil do Médico Brasileiro revelam que 11,2% dos 452,8 mil médicos, ou seja, 42,7 mil, são especialistas em Clínica Médica. Para estes pacientes, o médico pode medicar e orientar o tratamento farmacológico, monitorando o avanço ou controle dos sintomas.

  • Enquanto uma clínica, como pode ser de um tamanho maior, pode focar na prestação de serviço ao paciente.
  • É possível até que existam profissionais especializados e com experiência de mercado, que desejam abrir uma empresa no ramo da saúde, mas não entendem com clareza qual tipo de categoria seu estabelecimento irá se enquadrar.
  • Os programas governamentais de atendimento à saúde básica empregam esses profissionais com facilidade, pois eles realizam um acompanhamento médico preventivo e de longa duração.
  • Faz o tratamento durante quinze dias, e eu vou afastar a senhora, e vai ficar em casa, começando a tomar o remédio.
  • O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde.



O especialista em clínica médica pode ser considerado um médico para a vida toda! Ele será o responsável por acompanhar a saúde de cada paciente a longo prazo, atento a alterações por meio de check-ups anuais e consultas periódicas. Trata-se de um profissional da medicina que desenvolveu um amplo conhecimento sobre o funcionamento global do corpo humano, em seu conjunto.

As Diferenças Entre Consultório, Clínica E Centro Médico


Já o profissional especializado em Clínica Médica, além de diagnósticos e tratamentos, realiza o acompanhamento da evolução do paciente, podendo se subespecializar em diversas áreas da Medicina também. A anamnese e a realização de exames são práticas antigas e determinantes na configuração da Medicina que conhecemos hoje. São ações presentes em diversas especialidades da atualidade, em  especial, na Clínica Médica. Prevenção de doenças e agravos à saúde, trabalhando em clínicas desse segmento ou mesmo dentro da saúde básica. Se a pessoa estiver batalhando com sintomas, sentindo dores ou com uma doença que necessita do acompanhamento médico, este é o momento de ir atrás de um clínico.

Um Novo Conceito Em Saúde



Este último tipo de especialista com formação mais geral entre todos os especialistas, abrange a saúde da mulher, da criança, do adulto e do idoso, e a saúde coletiva. Historicamente a Clínica Médica é reconhecida e chamada como Medicina Interna. A origem da utilização do termo Medicina Interna é germânica - "Innere Medizin".5 É a especialidade médica que trata os adultos, em ambiente hospitalar ou em torno dos fatos que antecedem ou sucedem às internações hospitalares. É a especialidade médica voltada para o diagnóstico e tratamento das doenças dos sistemas de órgaos internos dos adultos.

ponto de saúde  investir em novas qualificações e especializações, é extremamente prejudicial para a sua vida profissional. Um erro que muitos cometem é pensar que a formação em medicina já basta e é o suficiente para trabalhar o resto da vida. Diferente do que se pensa, o diploma em medicina é apenas o começo da carreira. Desde os funcionários da recepção até os médicos, é fundamental que o paciente tenha toda a ajuda possível, dando uma sensação de mais conforto e tranquilidade. Desde o momento em que entra na clínica, faz toda a diferença o modo como uma pessoa é recebida, ouvida e orientada. Dessa forma, o atendimento humanizado não é uma responsabilidade apenas do médico.